quinta-feira, 27 de março de 2014

Alimentos da estação – Outono


O#outono é uma estação que marca a transição do verão para o inverno, o que significa temperaturas amenas, frentes frias regulares, diminuição da umidade do ar, noites mais longas que os dias e o amarelar das folhas das árvores. Além disso, traz novas tendências da moda e há quem ache o outono a estação da melancolia, inspirando poetas e músicos em suas composições.
Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, com frutos suculentos e nutritivos. Incluir alimentos típicos da estação ajuda a melhorar a qualidade e variedade da dieta e traz economia, pois em geral são mais baratos que em outros períodos do ano.
Devido às alterações climáticas do período, aumentam as chances de problemas respiratórios e viroses, assim, manter uma alimentação saudável e hidratação adequada ajuda a prevenir a ocorrência dessas doenças.
Saiba quais são alguns dos alimentos da estação e os principais benefícios em usá-los:
Abacate – fruta altamente calórica, rica em gorduras monoinsaturadas, vitamina E e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório, o funcionamento intestinal e a pele. Além disso, evita a fadiga mental, fornece energia e aumenta a disposição.
Caqui – excelente fonte de vitamina E e C, fibras, betacaroteno (provitamina A) e licopeno , além disso possui cálcio e ferro. Tem ação antioxidante por combater os radicais livres (relacionados ao envelhecimento precoce das células) e atua na defesa do organismo. Também é essencial para a visão, unhas e cabelos, e auxilia no desenvolvimento ósseo.
Nutricionices. Alimentos da estação - Outono. Créditos da imagem: Tais Santos Consultoria - Blog Meu Número!
Maçã - contém vitaminas B1, B2 e niacina e minerais como ferro e fósforo. É rica em pectina – fibra solúvel – ajudando a manter as taxas de colesterol em níveis aceitáveis no organismo e quercetina, um flavonoide com ação anti-inflamatória e antioxidante ajudando a diminuir o risco de problemas cardiovasculares e combatendo os radicais livres.
Tangerina - fonte fibras e de vitaminas A, B1 e C, e sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro presente em outros alimentos.
Mandioquinha – contém niacina, vitamina A e é também uma fonte importante de energia devido ao seu teor de carboidrato (quase 19 g em 100 g de mandioquinha cozida). Além disso, contém fósforo – importante para a manutenção do metabolismo ósseo – e manganês que, dentre várias funções, atua como antioxidante. Estudos apontam uma possível correlação entre baixo consumo de manganês e agravo de sintomas da TPM, como dor e mau humor.
Abobrinha – possui baixo valor calórico, é rica em betacaroteno, vitamina C e sais minerais cálcio, fósforo e ferro. Sua casca é rica em fibras e, por isso, não deve ser descascada para o consumo e nem cozida por mais de 10 minutos. Assegura ao intestino um bom funcionamento e a presença de betacaroteno oferece proteção antioxidante.
Berinjela – contém antocianina, presente na casca da berinjela, atuando como antioxidante, associado à redução do LDL (colesterol “ruim”), prevenção de trombose, câncer e doenças crônicas não transmissíveis.
Portanto, aproveite as delícias do outono em saladas coloridas e em pratos quentinhos e leves como sopas, caldos e cremes, mantendo uma alimentação saudável independentemente da estação do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário